Leram este Blog

Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um brinde à nossa história

Pois bem, Santa Rosa chega ao seu 80º aniversário no dia 10 de agosto. Uma data que merece ser comemorada, reverenciada, lembrada, de forma especial.
Afinal, são 80 anos da concretização de um sonho cultivado pelos primeiros moradores deste chão.
São oito décadas de história, de luta, vitórias, conquistas e superação. Mas, e desta história, caro leitor, o que você conhece? 
E mais, o que você sabe lhe foi contado na sala de aula, leu nos livros, ou foi relatado pelo vovô e vovó?
É, caro amigo, há muito mais para se desvendar desta terra, cujo progresso insiste em transformar paisagens.
Se aqui nascemos - ou escolhemos para chamar de lar – devemos procurar saber mais sobre sua história. 
Pois, Santa Rosa tem história, e não é de hoje. E trata-se de uma história que merece ser destacada, enaltecida.
O que somos hoje, em todos os aspectos, não é fruto de ações momentâneas. Crescemos passo a passo a partir da Santa Rosa Colônia, instalada em 1915. 
Não raras vezes, fico a imaginar o desafio dos que aqui primeiro chegaram. Hoje nos queixamos dos buracos no asfalto – que são muitos, é bem verdade – da falta de saneamento básico, das altas tarifas do preço da água, da luz, do telefone (e até da Internet, quando resolve sair do ar).
Mas e os pioneiros? Sem estradas, sem luz elétrica, sem água encanada, sem transporte de qualidade...Como deve ter sido um tempo difícil.
E eles superaram os obstáculos. Foram heróis. Abriram estradas, sonharam dias melhores, construíram esta cidade, com braços fortes e mãos calejadas. Deixaram a nós, uma lição.
É preciso sonhar, é possível sonhar. É preciso lutar, é possível vencer. 
Mas também, é preciso respeitar seus feitos, suas memórias. E este respeito vai além do reconhecimento. Tem que ser conhecimento. Que tal procurar saber mais sobre nossa gente, nossos desbravadores? 
Nossa história merece. Pois, se não valorizarmos o que fizeram no passado, com certeza, poderemos ser esquecidos pelos que virão depois. 
Vivamos intensamente este mês de agosto, que é histórico, por tantos acontecimentos a serem lembrados, mas, principalmente e – particularmente – pelo nosso aniversário. 
Que possamos brindar com orgulho desta riquíssima história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário