Afinal, são 80 anos da concretização de um sonho cultivado pelos primeiros moradores deste chão.
São oito décadas de história, de luta, vitórias, conquistas e superação. Mas, e desta história, caro leitor, o que você conhece?
E mais, o que você sabe lhe foi contado na sala de aula, leu nos livros, ou foi relatado pelo vovô e vovó?
É, caro amigo, há muito mais para se desvendar desta terra, cujo progresso insiste em transformar paisagens.
Se aqui nascemos - ou escolhemos para chamar de lar – devemos procurar saber mais sobre sua história.
Pois, Santa Rosa tem história, e não é de hoje. E trata-se de uma história que merece ser destacada, enaltecida.
O que somos hoje, em todos os aspectos, não é fruto de ações momentâneas. Crescemos passo a passo a partir da Santa Rosa Colônia, instalada em 1915.
Não raras vezes, fico a imaginar o desafio dos que aqui primeiro chegaram. Hoje nos queixamos dos buracos no asfalto – que são muitos, é bem verdade – da falta de saneamento básico, das altas tarifas do preço da água, da luz, do telefone (e até da Internet, quando resolve sair do ar).
Mas e os pioneiros? Sem estradas, sem luz elétrica, sem água encanada, sem transporte de qualidade...Como deve ter sido um tempo difícil.
E eles superaram os obstáculos. Foram heróis. Abriram estradas, sonharam dias melhores, construíram esta cidade, com braços fortes e mãos calejadas. Deixaram a nós, uma lição.
É preciso sonhar, é possível sonhar. É preciso lutar, é possível vencer.
Mas também, é preciso respeitar seus feitos, suas memórias. E este respeito vai além do reconhecimento. Tem que ser conhecimento. Que tal procurar saber mais sobre nossa gente, nossos desbravadores?
Nossa história merece. Pois, se não valorizarmos o que fizeram no passado, com certeza, poderemos ser esquecidos pelos que virão depois.
Vivamos intensamente este mês de agosto, que é histórico, por tantos acontecimentos a serem lembrados, mas, principalmente e – particularmente – pelo nosso aniversário.
Que possamos brindar com orgulho desta riquíssima história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário